Qualificação do laboratório de isolação acústica da universidade federal de Santa Maria de acordo com a norma internacional ISO 140
DOI:
https://doi.org/10.55753/aev.v6e09.72Palavras-chave:
isolamento acústico, câmara reverberante, tempo de reverberação, ISO 140Resumo
O artigo apresenta a qualificação do Laboratório de Isolação Acústica da Universidade Federal de Santa Maria de acordo com a Norma Internacional ISO 140. Foram realizados 40 testes de isolação acústica em uma mesma parede de blocos cerâmicos, variando as posições da fonte acústica e microfones, bem como a temperatura ambiente e umidade relativa. Os resultados obtidos mostraram que a precisão das instalações e procedimentos de medidas é aceitável, permitindo que o laboratório preste serviços à comunidade científica e empresarial da região. As câmaras de isolação emissora e receptora, em concreto armado com 30 cm de espessura, possuem volumes de 60 e 67 m³, respectivamente, e estão perfeitamente enquadradas dentro da Norma Internacional ISO 140/I. O artigo conclui que seria importante a aquisição de um analisador acústico em tempo real para melhorar a aquisição de dados e precisão do laboratório, além de concentrar estudos sobre a influência do tempo de reverberação da sala de recepção nos valores do índice de isolação acústica.
Referências
ISO 140 - Medições de Isolação Acústica de Elementos de Construção. Parte I - Especificações relativas aos Laboratórios. Parte II - Especificações relativas a fidelidade. Parte III - Medições em Laboratório da Isolação Acústica de Elementos Construtivos aos Ruídos Aéreos.
ISO R 354 - Medição do Coeficiente de Absorção Acústica em sala reverberante.
Relatórios do CSTB - França.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1991 Acústica e Vibrações
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.