Identificação de Fontes Sonoras Via Algoritmos Genéticos
DOI:
https://doi.org/10.55753/aev.v28e45.151Palavras-chave:
Acústica, Segurança do Trabalho, Controle de Ruído, Algoritmo GenéticoResumo
Um ambiente de trabalho adequado deve oferecer condições que não comprometam a saúde dos colaboradores. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, elevados níveis de ruído podem causar sérios problemas à saúde, físicos e psicológicos. O Laboratório de Acústica e Vibrações da Universidade Federal de Uberlândia desenvolveu um programa voltado ao controle de ruído industrial. Para isto é necessária uma correta identificação dos níveis de Potência Sonora irradiados pelos equipamentos a serem tratados. Neste trabalho é apresentada uma metodologia de identificação dos NWS (Níveis de Potência Sonora) de um conjunto compressor (compressor, amplificador de rotação e motor de indução) através dos NPS (Níveis de Pressão Sonora) medidos a um espaçamento constante entre pontos de medição e distância do equipamento. A metodologia utiliza uma rotina de otimização via Algoritmos Genéticos, que minimiza o erro entre os NPS medidos e os NPS estimados. Através da utilização deste procedimento, foram encontrados valores estimados coerentes para os NWS do conjunto compressor, possibilitando assim uma identificação confiável para a utilização do programa computacional para tratamento das fontes.
Referências
Bies, D. A.; Hansen, C. H. Engineering Noise Control: Theory and Practice. 3.ed. London and New York, 2003. 719p. DOI: https://doi.org/10.1201/9781482264739
Bistafa, S. R.: Acústica Aplicada ao Controle de Ruído. 2.ed. São Paulo: Blucher, 2011. 380p.
Gerges, S. N. Y. Ruído - Fundamentos e Controle. 2.ed. Editora NR, Florianópolis-SC, 2000. 674p.v
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Acústica e Vibrações
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.