@Article{aev:2014-10.55753/aev.v29e46.128, title = {Influência da Dimensão das Aberturas na Qualidade Acústica de Salas de Aula Naturalmente Ventiladas}, author = {Jordana Teixeira da Silva AND Maria Lúcia Gondim da Rosa Oiticica}, journal = {Acústica e Vibrações}, year = {2014}, issn = {1983-442X, 2764-3611}, month = {dezembro}, number = {46}, pages = {47--56}, volume = {29}, doi = {10.55753/aev.v29e46.128}, publisher = {Sociedade Brasileira de Acústica}, keywords = {Qualidade acústica, simulação computacional, salas de aula, aberturas, janelas}, abstract = {As condições acústicas das salas de aula podem interferir diretamente no processo de ensino e aprendizagem. Alguns componentes construtivos podem influenciar em tais condições. No clima quente-úmido, as aberturas são utilizadas com a finalidade principal de proporcionar a ventilação natural. Situações de conflito entre as necessidades de conforto ambiental podem ser verificadas quando tais componentes também permitem a entrada dos ruídos externos, ocasionando decréscimo no isolamento sonoro. Além dos aspectos relacionados ao isolamento e à ventilação, torna-se necessária a abordagem da interferência das aberturas na qualidade acústica interna. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo avaliar a influência da dimensão das aberturas na qualidade acústica de salas de aula naturalmente ventiladas com base na rede pública municipal de ensino de Maceió-AL. A metodologia consistiu em análises paramétricas, com base em resultados dos parâmetros de qualidade acústica: Tempo de Reverberação (TR), Clareza (C50), Índice de Transmissão da Fala (STI) e Porcentagem de Perda na Articulação de Consoantes (\%ALCons), obtidos por meio da simulação computacional. Através dos resultados, observou-se a que o aumento da área de abertura acarreta em melhorias expressivas nos valores dos parâmetros acústicos. O conhecimento sobre o efeito das aberturas na qualidade acústica interna pode auxiliar o projeto arquitetônico no processo de tomada de decisões por parte dos arquitetos. || Title: Influence of the Size of the Openings on the Acoustic Quality of Naturally Ventilated Classrooms || Abstract: The acoustic conditions of classrooms can directly interfere in the teaching and learning process. Some constructive components can influence in such conditions. In hot-humid climates, openings are used for the main purpose of providing natural ventilation. Conflict situations between the needs of environmental comfort can be verified when such components also allow the entry of external noise, causing a decrease in sound insulation. In addition to aspects related to insulation and ventilation, it is necessary to address the interference of openings in the internal acoustic quality. In this context, the present work aims to evaluate the influence of the size of the openings on the acoustic quality of naturally ventilated classrooms based on the municipal public education network in Maceió-AL. The methodology consisted of parametric analysis, based on the results of acoustic quality parameters: Reverberation Time (TR), Clarity (C50), Speech Transmission Index (STI) and Percentage of Consonant Articulation Loss (\%ALCons), obtained through computer simulation. Through the results, it was observed that the increase in the opening area leads to significant improvements in the values ​​of acoustic parameters. Knowledge about the effect of openings on internal acoustic quality can help architectural design in the decision-making process by architects.}, }