Influência da Dimensão das Aberturas na Qualidade Acústica de Salas de Aula Naturalmente Ventiladas
DOI:
https://doi.org/10.55753/aev.v29e46.128Palavras-chave:
qualidade acústica, simulação computacional, salas de aula, aberturas, janelasResumo
As condições acústicas das salas de aula podem interferir diretamente no processo de ensino e aprendizagem. Alguns componentes construtivos podem influenciar em tais condições. No clima quente-úmido, as aberturas são utilizadas com a finalidade principal de proporcionar a ventilação natural. Situações de conflito entre as necessidades de conforto ambiental podem ser verificadas quando tais componentes também permitem a entrada dos ruídos externos, ocasionando decréscimo no isolamento sonoro. Além dos aspectos relacionados ao isolamento e à ventilação, torna-se necessária a abordagem da interferência das aberturas na qualidade acústica interna. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo avaliar a influência da dimensão das aberturas na qualidade acústica de salas de aula naturalmente ventiladas com base na rede pública municipal de ensino de Maceió-AL. A metodologia consistiu em análises paramétricas, com base em resultados dos parâmetros de qualidade acústica: Tempo de Reverberação (TR), Clareza (C50), Índice de Transmissão da Fala (STI) e Porcentagem de Perda na Articulação de Consoantes (%ALCons), obtidos por meio da simulação computacional. Através dos resultados, observou-se a que o aumento da área de abertura acarreta em melhorias expressivas nos valores dos parâmetros acústicos. O conhecimento sobre o efeito das aberturas na qualidade acústica interna pode auxiliar o projeto arquitetônico no processo de tomada de decisões por parte dos arquitetos.
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