Análise de diferentes intervenções para o controle de ruído de uma rodovia

um estudo de caso considerando barreiras acústicas, velocidade de tráfego, tipos de veículos e asfalto

Autores

  • Murilo Cardoso Soares Giner
  • José Carlos Giner Giner
  • Marcelo Santos Brites Giner
  • Yann Ardanaz de Sá Giner
  • Raquel Rossatto Rocha Giner

DOI:

https://doi.org/10.55753/aev.v38e55.233

Palavras-chave:

barreiras acústicas, controle de ruído, ruído rodoviário

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo de caso que analisa diversas soluções para o controle de ruído de uma rodovia no estado de São Paulo. Este controle visa reduzir o nível de pressão sonora incidente nas fachadas das torres de um empreendimento residencial localizado próximo à rodovia. Diferentes cenários foram analisados utilizando o software CadnaA – DataKustik. As intervenções consideradas incluem: construção de barreiras acústicas, redução da velocidade máxima permitida para os veículos na via, restrição da passagem de grandes veículos de carga e alteração do pavimento da rodovia. Observou-se que, para atender ao critério de avaliação do nível de pressão sonora decorrente do uso e ocupação do solo, conforme estipulado na norma ABNT NBR 10151:2019, seria necessária uma combinação entre as diferentes intervenções propostas.

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Análise de diferentes intervenções para o controle de ruído de uma rodovia

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Publicado

15/dez/2023

Como Citar

SOARES, M. C.; GINER, J. C.; BRITES, M. S.; DE SÁ , Y. A.; ROCHA, R. R. Análise de diferentes intervenções para o controle de ruído de uma rodovia: um estudo de caso considerando barreiras acústicas, velocidade de tráfego, tipos de veículos e asfalto. Acústica e Vibrações, [S. l.], v. 38, n. 55, p. 39–47, 2023. DOI: 10.55753/aev.v38e55.233. Disponível em: https://acustica.emnuvens.com.br/acustica/article/view/aev55_rodoviario. Acesso em: 22 fev. 2025.

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