Análise de diferentes intervenções para o controle de ruído de uma rodovia
um estudo de caso considerando barreiras acústicas, velocidade de tráfego, tipos de veículos e asfalto
DOI:
https://doi.org/10.55753/aev.v38e55.233Palavras-chave:
barreiras acústicas, controle de ruído, ruído rodoviárioResumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo de caso que analisa diversas soluções para o controle de ruído de uma rodovia no estado de São Paulo. Este controle visa reduzir o nível de pressão sonora incidente nas fachadas das torres de um empreendimento residencial localizado próximo à rodovia. Diferentes cenários foram analisados utilizando o software CadnaA – DataKustik. As intervenções consideradas incluem: construção de barreiras acústicas, redução da velocidade máxima permitida para os veículos na via, restrição da passagem de grandes veículos de carga e alteração do pavimento da rodovia. Observou-se que, para atender ao critério de avaliação do nível de pressão sonora decorrente do uso e ocupação do solo, conforme estipulado na norma ABNT NBR 10151:2019, seria necessária uma combinação entre as diferentes intervenções propostas.
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