v. 25 n. 41 (2010): Acústica e Vibrações 41

Acústica e Vibrações 41

Editorial

A revista Acústica e Vibrações vem passando por modificações importantes nos últimos anos sob a atual diretoria da SOBRAC. O principal motor por trás dessas mudanças é a necessidade sentida pela comunidade da área de acústica e vibrações de uma revista científica local de qualidade e indexada. Atualmente, trabalhos de pesquisa desenvolvidos a nível nacional estão, em sua maioria, restritos à apresentação em congressos nacionais e um número pequeno de trabalhos é publicado em jornais científicos internacionais. Isto restringe enormemente a divulgação destes trabalhos, como, por exemplo, trabalhos de mestrado e doutorado, além de limitar bastante a troca de informações entre os membros da comunidade local.

A idéia inicial foi então de transformar a revista Acústica e Vibrações em uma revista indexada, e com este objetivo inicial aceitei assumir a função de editor-chefe da revista. O primeiro passo foi um levantamento de informações com relação ao processo de indexação de uma revista científica. Para tanto, diferentes fontes foram consultadas, incluindo a base de dados Scielo (uma das principais bases de dados do país), pessoas ligadas à incubadora de periódicos da Universidade Federal de Santa Catarina, pessoal ligado a CAPES, além da participação em um seminário sobre o processo editorial de revistas científicas. De uma forma geral, as regras para a indexação de uma revista científica dependem da base de dados escolhida, mas, o que se pode perceber, é que muitos dos critérios de indexação da maioria das bases de dados seriam de difícil implementação na revista Acústica e Vibrações. Toma-se, por exemplo, as exigências da base Scielo de disponibilizar conteúdo online, hoje exclusivo dos associados da SOBRAC, e de conteúdo puramente científico, excluindo artigos de caráter tecnológico que são do interesse de muitos associados. Além disso, com a transformação em revista científica, a revista Acústica e Vibrações não mais poderia desempenhar suas funções de ferramenta de comunicação e divulgação entre a diretoria e os associados.

Em virtude dessas dificuldades e limitações, uma nova proposta passou a ser avaliada: uma nova revista seria criada na área de acústica e vibrações, com um caráter científico e atendendo aos critérios de indexação das principais bases de dados. Desta forma, evitasse muitos dos problemas associados a transformação da revista Acústica e Vibrações em um revista cientifica, além de manter-se as funções desta última como um veículo de comunicação da diretoria e seu caráter tecnológico. A solução envolvendo duas revistas na área de acústica e vibrações, uma científica e outra de caráter mais tecnológico, segue exemplos de outras sociedades internacionais na área de acústica e vibrações, como a Sociedade Americana de Acústica (ASA), que edita a revista “Acoustics Today”, de perfil informativo e tecnológico, e o “Journal of the Acoustical Society of America” (JASA), de caráter científico, e as sociedades européias de acústica, que editam o “Acta Acústica United with Acustica” e que, em sua maioria, possuem também uma revista tecnológica e informativa. Outra mudança importante com relação à idéia inicial diz respeito ao corpo editorial, que não deverá estar diretamente ligado a SOBRAC (cuja diretoria muda a cada 4 anos), buscando assim garantir uma continuidade da linha editorial da nova revista.

O fato de a nova revista não estar diretamente ligada à SOBRAC também abre espaço para que se busque abranger também a comunidade da área de acústica e vibrações dos demais países latino-americanos, os quais também carecem de uma revista científica local, o que leva a sugestão do nome “Jornal Latino-Americano de Acústica” para a nova revista. De qualquer forma, o apoio da SOBRAC e das demais sociedades acústicas latino-americanas será fundamental para o sucesso desse empreendimento. O projeto da nova revista encontra-se em estado avançado e mais informações deverão ser disponibilizadas no website da SOBRAC em breve.

Em vista da opção pela criação de uma nova revista científica, o número 41 da revista Acústica e Vibrações mantém o formato dos números anteriores. Entretanto, um esforço foi feito para que os artigos submetidos fossem revisados. Um total de 14 artigos foram submetidos para a revista através do site da SOBRAC, sendo que 6 artigos foram aceitos com modificações sugeridas aos autores, garantindo assim a qualidade dos artigos publicados.

O número 41 da revista é o último número sob a atual diretoria. Com a mudança de diretoria, deixo também o cargo de editor, que deverá ser indicado pela nova diretoria e passarei a me dedicar aos trabalhos de organização do Jornal Latino-Americano de Acústica. Finalmente, gostaria de agradecer ao apoio recebido durante o período em que estive como editor, em especial do Prof. Stephan Paul, da Universidade Federal de Santa Maria, e da diretoria atual da SOBRAC.

Júlio A. Cordioli

Conteúdo em resumo:

  • Uma revisão sobre os métodos de medição in situ da impedância acústica de superfície;
  • Um resumo do desempenho acústico em edifícios habitacionais conforme a norma brasileira ABNT NBR 15575;
  • Análise dos estudos de mapeamento dos níveis de pressão sonora e da avaliação do incômodo sonoro nas cidades de Maringá e Curitiba no estado do Paraná;
  • Controle termoacústico de uma unidade termogeradora: um estudo de caso;
  • A avaliação do ruído ambiental em indústrias da cidade de Curitiba para fins previdenciários;
  • Avaliação da poluição sonora ambiental – normas e leis usadas no Brasil; e
  • Ruído ferroviário.
Publicado: 01/mai/2010